terça-feira, 24 de março de 2009

Escova + fio dental = coração saudável



Este cálculo pode parecer um tanto improvável, mas o fato é que existe uma bactéria chamada Streptococus viridans, velha conhecida e grande preocupação dos dentistas, que pode causar problemas ao coração.

“Um pequeno corte na gengiva é suficiente para essa bactéria entrar na corrente sanguínea e chegar ao coração, provocando infecção, especialmente em quem tem predisposição a doenças cardíacas. Aí os danos são irreversíveis”, diz o ortodontista Roberto Fernandes. (entrevista retirada da revista Boa Forma).

Só queremos lembrar que escova e fio dental, não são úteis apenas para evitar esta bactéria, mas muitas outras. Os anti-sépticos bucais também ajudam e podem ser usados diariamente. E uma limpeza mais intensa deve ser feita pelo dentista a cada seis meses.

Uma reportagem no Jornal Hoje (Globo) também comentou sobre problemas nas embalagens desses produtos, que devem ser usados de forma correta. A reportagem foi apresentada na tarde de hoje e pode ser conferida por este link: http://g1.globo.com/jornalhoje/0,,MUL1056351-16022,00-MAIS+DA+METADE+DOS+BRASILEIROS+NAO+ESCOVA+OS+DENTES+CORRETAMENTE.html
Se você tem outras dicas ou curiosidades sobre o assunto, compartilhe conosco em nossa área de comentários. Estaremos aguardando.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Parabèns pelo blog, gostei do esclarecimento sobre a bactéria streptococus viridans, pois recentemente eu ouvi falar a respeiro dela quando fui ao dentista e apresentei um problema em um dos meus dentes. O dentista me alertou que eu poderia ter sérios problemas relacionados a esta bactéria.

    ResponderExcluir
  3. Realmente a coisa está preta na boca do brasileiro!!! Muitas das vezes não é nem por causa da falta de higiene, mas também pelas péssimas condições de insalubridade com que a população mais carente passa.

    ResponderExcluir
  4. Creio que o grande problema não é nem a falta de informação, e sim a falta deste tipo de profissional atuando no Sistema único de saúde.
    É no mínimo absurdo, o poder público continuar com a idéia de que a odontologia é uma especialidade fora da medicina convencional.
    A saúde dos dentes está ligada ao bem-estar, a auto estima,etc.
    Dentes saudáveis querem dizer mais qualidade de vida!

    ResponderExcluir