terça-feira, 31 de março de 2009

A Saúde Doente de Belém

“Estamos unidos aqui nessa luta, para fazer valer os nossos direitos como servidores da Saúde e termos melhores condições de trabalho. As unidades de saúde de Belém estão num caos total, está crítica a situação” ( Daniel Silva, servidor municipal)
Na manhã de ontem (30) foi realizado um ato público para pedir a revogação imediata do decreto de 31 de dezembro de 2008, que anulou as gratificações dos funcionários e melhores condições de trabalho.
Os manifestantes saíram em caminhada do Centro Arquitetônico de Nazaré (CAN), com destino a Prefeitura de Belém. Segundo do Sindicato dos Servidores da Saúde (Sindsaúde), a categoria também reivindica as negociações de perdas salariais e reajustes de aproximadamente 29% em cima do salário base, além da avaliação dos planos de cargos e carreiras.
“É precária a situação do SAMU, as ambulâncias estão sucateadas, apenas 05 ambulâncias estão funcionando em bom estado. É preciso que as autoridades tomem providências urgentes. Além dos funcionários não terem condições de trabalho a população fica aí à míngua”, relata o manifestante Ricardo Chagas.

Depois de muita pressão, a comissão representante dos servidores, foi recebida pelo prefeito Duciomar Costa. Após a reunião, que durou cerca de três horas, o prefeito Duciomar Costa prometeu revogar o decreto. "Por isso suspendemos a paralisação, mediante a promessa de que os efeitos daquele decreto serão anulados", disse Robson Rodrigues, coordenador do Sindsaúde.

Apesar da paralisação dos servidores municipais de Belém, os 30% no atendimento de urgência e emergência, foram garantidos.

Um comentário:

  1. Belém sempre viveu um caos na saúde, é só perguntar para as pessoas que procuraram atendimento nos chamados "pronto-socorros" da nossa capital, mas que não apareceram nos veículos de comunicação. Ou então averiguar nos cemitérios os casos de pessoas que morreram sem atendimento. O caos na nossa saúde é conta de um descaso que não vem de hoej, mas que está acentuado. E os nossos governantes não estão nem ai, não querem nem assinar uma CPI que ainda, se for assinada pelo número mínimo de parlamentares, pode acabar em pizza.
    E para piorar, os servidores ainda fizeram uma paralisação. A situação é caótica e precisa não só de um dedo, mais de toda a mão do Governo Federal, em conjunto com o Município e o Estado para que se amenize essa vergonha que é repassada até em rede nacional.

    ResponderExcluir